20 sugestões de filmes para trabalhar o “Dia da Consciência Negra” em sala de aula

Além dos livros, filmes são uma ótima maneira de saber mais sobre História. Neste mês em que se comemora o “Dia da Consciência Negra”, confira 20 filmes que relembra a trajetória da comunidade negra no Brasil e no mundo; são ótimas sugestões de filmes e documentários que retratam a temática racial, que discutem temas como o preconceito e a inserção social. Compartilhe e marque os seus amigos.

Para fazer o download da lista de filmes, CLIQUE AQUI; e conheça a sinopse de cada um.

A COR PÚRPURACom direção de Steven Spielberg, o drama A Cor Púrpura revelou Whoopi Goldberg no cinema. Este melodrama mostra Celie (Goldberg), uma adolescente estuprada pelo pai, que engravida e depois é oferecida a outro homem contra a sua vontade. O filme pretende mostrar as dificuldades da sociedade negra no sul dos Estados Unidos, no início do século XX. Durante trinta anos, o espectador segue a trajetória de Celie, até sua emancipação. A Cor Púrpura foi indicada a nada menos que 11 Oscar.

HISTÓRIAS CRUZADAS

Um dos raros filmes recentes que tratam diretamente da questão racial é Histórias Cruzadas. A trama se passa no sul dos Estados Unidos, na década de 60, em subúrbios onde as ricas mulheres brancas tinham suas casas e seus filhos cuidados por empregadas negras (representadas em especial por Octavia Spencer e Viola Davis). A situação muda com a chegada de uma jovem branca (Emma Stone), com ideias progressistas, que pretende dar voz às empregadas domésticas. O filme foi um sucesso no Oscar e recebeu críticas positivas, mas despertou certa polêmica por sugerir que a comunidade negra só consegue se emancipar com a ajuda dos brancos.

MALCOLM X

Uma matéria sobre a Consciência Negra dificilmente poderia ter apenas um filme de Spike Lee: Malcolm X é outra produção de destaque deste diretor, retratando a história do líder negro islâmico (interpretado por Denzel Washington), que prega durante a maior parte da sua vida a intolerância contra os brancos. Além deste filme, vários outros títulos do cineasta merecem ser lembrado, como A Hora do Show (2000), uma crítica feroz à representação dos negros na mídia, e Febre da Selva (1991), sobre os amores inter-raciais.

A NEGAÇÃO DO BRASIL

Levando a questão racial à cultura brasileira, um excelente filme sobre o tema é A Negação do Brasil. O documentário analisa a maneira como os negros são representados nas telenovelas brasileiras, geralmente em papéis inferiores e estereotipados. O diretor também mostra como a imagem do negro foi evoluindo na televisão ao longo das décadas, usando o exemplo de novelas famosas como Beto Rockfeller (1968), A Gordinha (1970), Meu Rico Português (1975) e outros. Confira abaixo uma cena extraída da novela Antônio Maria (1968), na qual um homem branco afirma, ao defender sua empregada doméstica: “Que importa que ela seja de cor, se a alma dela é branca e pura?”.

“12 ANOS DE ESCRAVIDÃO” (2014)

Vencedor do Oscar de 2014 de melhor filme, “12 Anos de Escravidão” é baseado na autobiografia de Solomon Northup, um homem negro e livre que vivia no estado de Nova York no século 19 e que acaba sendo raptado por vendedores de escravos que o levam para o sul escravocrata. O filme chocou plateias ao redor do mundo e acabou sendo considerado um dos mais realistas por historiadores.

Conheça a nossa página e solicite a participação em nosso grupo, CLIQUE AQUI.

Fonte: Internet

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *