Atividades por descritores, Língua Portuguesa e Matemática – Download

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações realizadas pelo governo federal para medir o desempenho dos estudantes da educação básica no Brasil. O Saeb é aplicado em larga escala, abrangendo todas as escolas públicas e privadas do país.

Os resultados do Saeb são usados para avaliar a qualidade do ensino no Brasil e para identificar áreas que precisam de melhorias. O Saeb também é usado para subsidiar a elaboração de políticas públicas educacionais.

Aqui estão alguns exemplos de como o Saeb é usado para melhorar a educação no Brasil:

Os resultados do Saeb são usados para identificar escolas que precisam de apoio adicional.

O Saeb é usado para avaliar o impacto de programas educacionais.

O Saeb é usado para orientar a formação de professores.

O Saeb é uma ferramenta importante para melhorar a educação no Brasil. Os resultados do Saeb fornecem informações valiosas que podem ser usadas para tomar decisões que melhorem o ensino e a aprendizagem dos estudantes.

A Prova do SAEB antiga “Prova Brasil” é o instrumento que irá situar o aprendizado do aluno numa escala, denominada “Escala Saeb”. Essa é utilizada para situar o aprendizado nas competências de leitura e interpretação e na resolução de problemas matemáticos. Para selecionar quais as competências e habilidades em Língua Portuguesa e Matemática que seriam avaliadas, o Inep baseou-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais, nos currículos adotados pelas Secretarias Estaduais de Educação e por algumas redes municipais para as séries e disciplinas avaliadas, além de consultar os livros didáticos mais utilizados por professores das rede de ensino públicas e privadas.

Para ajudar os professores na preparação dos alunos para a Prova do SAEB, trouxemos como sugestão para vocês diversas atividades que poderão ser utilizadas em diferentes momentos de suas aulas, seja como atividades de reforço nas atividades propostas ou mesmo como banco de dados na elaboração de suas avaliações, todas as atividades são baseadas nos principais descritores.

Esperamos que este recurso possa ser bastante útil. Curta, compartilhe e ative o sininho de notificações para receber todas as novidades em primeira mão.

Clique nos links abaixo para fazer o download das atividades.

                                                Descritores Língua Portuguesa – 5° Ano                                                                      

D1 Localizar informações explícitas em um texto.   DOWNLOAD

D2 Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto  DOWNLOAD

D3 Inferir o sentido de uma palavra ou expressão DOWNLOAD

D4 Inferir uma informação implícita em um texto. DOWNLOAD

D5Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.). DOWNLOAD

D6Identificar o tema de um texto. DOWNLOAD

D7Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa. DOWNLOAD

D8Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto DOWNLOAD

D9Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros   DOWNLOAD

D10Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto. DOWNLOAD

D11 – Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato DOWNLOAD

D12Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc  DOWNLOAD

D13Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados DOWNLOAD

D14Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações. DOWNLOAD

D15Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido. DOWNLOAD

Descritor 01

Baixar

Descritor 02

Baixar

Descritor 03

Baixar

Descritor 04

Baixar

Descritor 05

Baixar

Descritor 06

Baixar

Descritor 07

Baixar

Descritor 08

Baixar

Descritor 09

Baixar

Descritor 10

Baixar

Descritor 11

Baixar

Descritor 12

Baixar

Descritor 13

Baixar

Descritor 14

Descritor 15

Baixar

Baixa

Descritores matemática – 5° Ano

D1. Identificar a localização e movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas.

D2. Identificar propriedades comuns e diferenças entre poliedros e corpos redondos, relacionando figuras tridimensionais com suas planificações.

D3. Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais pelo número de lados, pelos tipos de ângulos.

D4. Identificar quadriláteros observando as posições relativas entre seus lados (paralelos, concorrentes, perpendiculares)

D5 – Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e /ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas.

D6 – Estimar a medida de grandezas utilizando unidades de medida convencionais ou não.

D7 – Resolver problemas significativos utilizando unidades de medida padronizadas como km/m/cm/mm, kg/g/mg, l/ml.

D8 – Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo.

D9 – Estabelecer relações entre o horário de início e término e /ou o intervalo da duração de um evento ou acontecimento.

D10 – Num problema, estabelecer trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro, em função de seus valores.

D11 – Resolver problema envolvendo o cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.

D12 – Resolver problema envolvendo o cálculo ou estimativa de áreas de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.

D13 – Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como agrupamentos e trocas na base 10 e princípio do valor posicional.

D14 – Identificar a localização de números naturais na reta numérica.

D15 – Reconhecer a decomposição de números naturais nas suas diversas ordens.

D16 – Reconhecer a composição e a decomposição de números naturais em sua forma polinomial.

D17 – Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais.

D18 – Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais.

D19 –Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da adição ou subtração: juntar, alteração de um estado inicial (positiva ou negativa), comparação e mais de uma transformação (positiva ou negativa).

D20 – Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicação ou divisão: multiplicação comparativa, ideia de proporcionalidade, configuração retangular e combinatória.

D21 – Identificar diferentes representações de um mesmo número racional.

D22 – Identificar a localização de números racionais representados na forma decimal na reta numérica.

D23 – Resolver problema utilizando a escrita decimal de cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro.

D24 – Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados.

D25 – Resolver problema com números racionais expressos na forma decimal envolvendo diferentes significados da adição ou subtração.

D26 – Resolver problema envolvendo noções de porcentagem (25%, 50%, 100%).

D27 – Ler informações e dados apresentados em tabelas.

D28 – Ler informações e dados apresentados em gráficos (particularmente em gráficos de colunas).

                            Descritores Língua Portuguesa – 9° Ano

Descritor 01

Baixar

Descritor 02

Baixar

Descritor 03

Baixar

Descritor 04

Baixar

Descritor 05

Baixar

Descritor 06

Baixar

Descritor 07

Baixar

Descritor 08

Baixar

Descritor 09

Baixar

Descritor 10

Baixar

Descritor 11

Baixar

Descritor 12

Baixar

Descritor 13

Baixar

Descritor 14

Baixar

Descritor 15

Baixar

Descritor 16

Baixar

Descritor 17

Baixar

Descritor 18

Baixar

Descritor 19

Baixar

Descritor 20

Descritores matemática – 9° Ano   

Descritor 1 parte 1

Descritor 1 parte 2

Descritor 2 parte 1

Descritor 2 parte 2

Descritor 2 parte 3

Descritor 3 parte 1

Descritor 3 parte 2

Descritor 4 parte 1

Descritor 4 parte 2

Descritor 5 parte 1

Descritor 5 parte 2

Descritor 16

D1 (9º ANO – Mat.)

D2 (9º ANO – Mat.)

D3 (9º ANO – Mat.)

D4 (9º ano – Mat.)

D5 (9º ano – Mat.)

D6 (9º ano – Mat.)

D7 (9º ano – Mat.)

D8 (9º ano – Mat.)

D9 (9º ano – Mat.)

D10 (9º ano – Mat.)

D11 (9º ano – Mat.)

D12 (9º ano – Mat.)

D13 (9º ano – Mat.)

D14 (9º ano – Mat.)

D15 (9º ano – Mat.)

D16 (9º ano – Mat.)

D17 (9º ano – Mat.)

D18 (9º ano – Mat.)

D19 (9º ano – Mat.)

D20 (9º ano – Mat.)

D21 (9º ano – Mat.)

D22 (Mat. 9º ano)

D23 (Mat. 9º ano)

D24 (Mat. 9º ano)

D25 (Mat. 9º ano)

D26 (Mat. 9º ano)

D27 (Mat. 9º ano)

D28 (Mat. 9º ano)

D29 (Mat. 9º ano)

D30 (Mat. 9º ano)

D31 (Mat. 9º ano)

D32 (Mat. 9º ano)

D33 (Mat. 9º ano)

D34 (Mat. 9º ano)

D35 (Mat. 9º ano)

D36 (Mat. 9º ano)

D37 (Mat. 9º ano)                                                                                                  

Para ficar por dentro de todas as novidades e ter acesso a outros recursos, participe do nosso grupo no Telegram, clique aqui.

Fonte: https://sme.saojoaodaponte.mg.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *