Calcule e pinte 90 atividades de matemática com as quatro operações

Inúmeras são as situações do dia a dia que exigem cálculos rápidos para se resolver problemas do cotidiano da vida das pessoas e da vida escolar. Por isso se faz necessário oferecer aos alunos situações de aprendizagem, a fim de que possam interagir e memorizar a tabuada de forma dinâmica.

Porém, antes de apresentar a tabuada para os alunos para memorização é necessário trabalhar o processo de sua construção. Não se pode exigir que os alunos repitam a tabuada “de cor” sem que tenham entendido o significado do que estão recitando. A noção de número, os cálculos, os fatos fundamentais e o sistema de numeração precisam ser construídos e compreendidos. Só depois de compreendidos os fatos fundamentais é que os alunos devem, aos poucos, memoriza-los por meio da tabuada.

A necessidade de memorização justifica-se pela necessidade de, ao explorar novas ideias matemáticas o aluno não perca tempo construindo a tabuada, fazendo contas ou contando nos dedos, desviando sua atenção das novas ideias que estão sendo trabalhadas. Ou seja, a memorização da tabuada precisa ser precedida pela compreensão de sua construção.

Para fazer o download do material clique nos links abaixo.

Calcule e pinte atividades com as quatro operações

Tabuada de adição diferente

Tabuada divertida

Clique aqui e participe do nosso grupo para receber as sugestões de material em primeira mão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *