Capes oferta mais de 60 mil bolsas para formação de professores – Confira!

Professores em exercício das redes públicas de ensino interessados em se especializar por meio de um curso de licenciatura na área que atuam devem cadastrar seus currículos na Plataforma CAPES de Educação Básica, até o dia 31 de janeiro. A oportunidade é para os candidatos que ainda não têm uma graduação e, para isso, deverão preencher os formulários com dados sobre a sua formação e atuação profissional.

O processo realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) visa mapear, em todo o Brasil, os docentes que precisam adequar sua formação ao que foi exigido pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e identificar aqueles que têm interesse em se especializar. As informações obtidas a partir dos cadastros vão nortear o planejamento dos programas de formação inicial de professores da Educação Básica a serem implementados em 2020.

Para acessar a plataforma e realizar o seu cadastro, clique aqui.

A iniciativa, ainda conforme informações da CAPES, contribuirá para o alcance da Meta 15 do Plano Nacional de Educação (2014-2024), cuja meta aborda as estratégias que preveem consolidar e ampliar plataformas eletrônicas e implementar cursos e programas especiais. Tudo isso com o objetivo de assegurar a formação superior aos professores que estão em exercício, mas que possuem apenas formação de nível médio.

Para melhorar a qualidade da educação brasileira, uma das prioridades do MEC (Ministério da Educação) neste ano é a capacitação de docentes. Por este motivo, a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) publicou nesta segunda-feira, 6 de janeiro, no Diário Oficial da União, dois editais que ofertam mais de 60 mil bolsas para a formação de professores da educação básica.

O primeiro edital oferece bolsas para o programa Residência Pedagógica, ação que integra a Política Nacional de Formação de Professores e promove a vivência prática dos formandos dentro da sala de aula na segunda metade do curso de licenciatura. Já o segundo edital refere-se ao PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência), direcionado à primeira metade do curso.

Cada programa oferecerá 30.096 bolsas para até 250 instituições de ensino superior, com duração de até 18 meses, sendo um mínimo de 60% delas voltadas para as áreas consideradas prioritárias: alfabetização, biologia, ciências, física, língua portuguesa, matemática e química.

O prazo para cadastro dos projetos cada instituição de ensino superior se encerra em 2 de março e pode ser feito por meio da plataforma da Capes. O resultado final da seleção será divulgado até 10 de abril e o início das atividades se dará no dia 14 do mesmo mês.

Fique sempre bem informado, clique aqui e participe do nosso grupo para receber sugestões de atividades e novidades.

Fonte: CAPES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *