MEC oferta Mestrado Profissional em Ensino de Biologia – ProfBio

A coordenação do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (ProfBio) publicou o novo edital de seleção 2018. O curso é semipresencial, com oferta simultânea nacional, e tem como objetivo a qualificação profissional de professores das redes públicas de ensino em efetivo exercício da docência de biologia. As inscrições vão de 13 de março a 23 de abril.

O ProfBio pauta-se na lógica da construção e consolidação dos conhecimentos biológicos por meio da aplicação do método científico e de utilização de tecnologias da informação e comunicação (TICs). O conhecimento construído é pensado para transposição didática imediata para a sala de aula, de maneira que o mestrando possa trabalhar simultaneamente com seus alunos do ensino médio os conceitos-chave explorados em cada tópico de biologia.

A rede nacional do ProfBio congrega 18 instituições de ensino superior públicas, federais e estaduais, em 20 campi distintos, distribuídos por todo território nacional, contemplando 14 estados da federação, além do Distrito Federal. As instituições integrantes do ProfBio, ou instituições associadas, participam do Sistema Nacional de Pós-Graduação e do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

A rede ProfBio está sob a coordenação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O curso foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), autarquia do Ministério da Educação, em dezembro de 2016, obtendo a nota 4, de um máximo de 5, atribuída a programas de mestrado.

Rede – O ProfBio é parte do Programa de Mestrado Profissional para Qualificação de Professores da Educação Básica (Proeb). Gerido pela Diretoria de Educação a Distância da Capes, o Proeb reúne cursos de mestrado profissional em rede nacional, nos formatos presencial ou semipresencial, voltados a professores da educação básica.

O Proeb possui atualmente cursos nas áreas de matemática (Profmat); letras (Profletras); ensino de física – MNPEF (ProFis); artes (ProfArtes); história (ProfHistória); educação física (ProEF); química (ProfQui); filosofia (Prof-Filo); e biologia (ProfBio). Também são ofertados neste mesmo formato os cursos em administração pública (ProfiAP); em gestão e regulação de recursos hídricos (ProfÁgua); e em ensino de ciências ambientais (ProfCiamb).

UAB – Criada em 2005, a Universidade Aberta do Brasil (UAB) é uma rede formada por instituições públicas que oferece cursos de nível superior por meio de educação a distância. A prioridade da UAB é ofertar formação para pessoal atuante na educação básica – professores, gestores e colaboradores –, mas existem ofertas de formação para o público em geral. O Sistema UAB é coordenado pela Diretoria de Educação a Distância (DED) da Capes.

Para acessar o edital clique aqui.

Conheça a nossa página e participe do nosso grupo, clique aqui.

Fonte: MEC

6 comments

  • Cicero da Silva Souza Barros

    Já tenho Mestrado em Bio Vegetal na UFPE, em Taxonomia de Fanerogamas. Família Araceae. Leciono na rede estadual. Seria interessante ingressar?

    • matemativerde

      Olá Cicero bom dia; acredito que toda forma de qualificação é bem vinda; o curso vai agregar ainda mais conhecimento ao que você já tem. É uma excelente oportunidade.

  • Sebastiana de Lourdes Lopes Flaviano

    Sou mestra.
    Mas não na área de Biologia.
    Mas sou professora de ciências e Biologia.
    Posso me inscrever?

    • matemativerde

      Só poderá concorrer a uma das vagas; o candidato que for portador de diploma de curso superior em Ciências Biológicas, Biologia ou Ciências com habilitação em Biologia.

  • Joana Alice

    Este mestrado só é para professores que estão em sala de aula?
    Quem não está não pode, tenho amigos que estavam em sala hoje não estão, é aí como eles podem fazer ?

    • matemativerde

      – DAS INFORMAÇÕES PRELIMINARES
      1.1. Só poderá concorrer a uma das vagas definidas no ANEXO I deste Edital, o candidato que
      atender a todos os seguintes requisitos:
      a) ser portador de diploma de curso superior em Ciências Biológicas, Biologia ou Ciências
      com habilitação em Biologia, devidamente registrado no Ministério da Educação;
      b) ser professor de Biologia do Ensino Médio em Escola da Rede Pública de Ensino do
      Brasil, regularmente admitido como efetivo (do quadro permanente de servidores) ou
      contratado;
      c) estar ministrando aulas de Biologia em qualquer ano do Ensino Médio;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *